Mabul Island

Mabul é uma ilha de Bornéu na Malásia, localizada em uma área considerada uma das melhores para mergulho do mundo! Por isso, a maioria dos turistas vão para lá para fazer isso. Quase todos os hotéis oferecem pacotes que incluem a hospedagem, mergulhos e cursos completos.
O acesso a ilha é a partir de Semporna, de onde saem barcos operados apenas pelos hotéis.IMG_5140

Como só é possível chegar na ilha através de hotéis, é necessário reservar com antecedência. Recomendo pesquisar bem antes, porque todos os passeios, mergulhos e refeições terão que ser feitos com essa empresa, e li que muitos não oferecem um serviço muito bom.

IMG_0017

Ficamos no hotel Seahorse Sipadan. Ele é construído no estilo de palafitas, assim como a maioria das casas e hotéis da ilha. Ah, e energia elétrica só de noite, durante o dia é melhor se ocupar com atividades ao ar livre mesmo. 🙂

IMG_5157

Em Mabul não tem muito comércio, então é melhor comprar tudo o que você precisar em Semporna (fraldas, remédios, roupas, pilhas,etc), porque é bem difícil achar certas coisas por lá.

IMG_5195

IMG_5148

Mabul island é um lugar muito lindo! Paradisíaco, com coqueiros, areia branca e o mar calminho! IMG_0006

Mas, o problema é que atualmente a ilha está sofrendo com sérios problemas ambientais, é triste, mas basta sair do seu “resort” para ver lixo por todo lado. Boiando no mar, no chão, ao redor das casas.

IMG_5138
A população da ilha é muito pobre, e vive no meio dessa  sujeira toda (que infelizmente eles mesmos fazem). Metade da população de lá é de crianças, que ficam o dia inteiro pela “rua” sozinhas.

IMG_5114

Esses turistas foram dar uns doces para as crianças, mas acabou em confusão.

Muitas são muito magras, dá pra ver que falta o básico para elas. Um dia o Luigi foi brincar com as crianças de jogar bola, e nós estávamos segurando uma garrafinha de água, e uns meninos viram e pediram a água, nós demos e eles ficaram muito felizes, bebiam como se fosse um refrigerante ou algo assim.

IMG_5107

Ouvi falar de outros problemas, relacionados a disputa de território entre a Malásia e as Filipinas, parece que já teve até sequestro de turistas por causa desse conflito, mas ninguém está muito interessado em falar sobre isso.IMG_5126

É realmente uma pena que um lugar tão lindo fique assim, parece até que foi esquecido pelo governo da Malásia. Espero que um dia isso tudo mude, e que as pessoas e a natureza de lá possam viver em harmonia e com mais dignidade.

Olá, criei o blog para compartilhar experiências de viagem, atualmente estou viajando pelo sudeste da ásia e tento postar tudo aqui no blog pra vocês. Espero que meus relatos e dicas te ajudem e inspirem a viajar também!

Um comentário sobre “Mabul Island

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *