Os Passeios de Elefante da Tailândia

Quem planeja visitar a Tailândia provavelmente já ouviu sobre os famosos passeios de elefante na mata, com direito até a hora do banho. A principio achei que poderia ser legal, e coloquei na minha lista de coisas que gostaria de fazer por lá.

Mas, lembro a primeira vez que vi elefantes na Tailândia, em Ayutthaya. Estavam oferecendo passeios pela cidade em cima deles e fotos toscas. Ali me decepcionei, e percebi que esse negócio de passeio no lombo de um animal não pode ser boa coisa.

IMG_0020

Elefantes de Ayutthaya

Em Koh Chang (a ilha dos elefantes), ofereciam um passeio na mata junto com um momento de banho no rio. Parecia divertido, mas mais uma vez, não cai nessa.

Viajamos para o Camboja, Vietnã e Laos e em todos esses lugares vi passeios similares, mas não fiz nenhum.

Elefante Laos - Passeios de elefante

Esse elefante é do Laos, vi que estava sendo agredido pelo dono.

Ao voltar para Tailândia voltei a pensar nisso e pesquisando na internet comprovei o que imaginava.

Para um elefante (selvagem) poder realizar o sonho de um turista de passear em cima dele, eles passam por um treinamento brutal quando ainda são bem jovens. Eles ficam acorrentados em jaulas pequenas por dias, recebendo ordens e castigos físicos.

Durantes esses passeios turísticos, os treinadores agridem os elefantes, mas eles sempre vão dizer aos visitantes que não os maltratam e vão se esforçar para esconder isso, mas por favor não se engane. Se você ler com atenção reviews desses campos de elefantes no Trip Advisor, vai ver que muitas pessoas notaram que os treinadores estavam maltratando os animais.

IMG_0029

Elefantes de Ayutthaya

Muitos desses elefantes que hoje trabalham com o turismo, eram usados antigamente pelas industrias madeireiras para fazer o carregamento das madeiras derrubadas, prática que na época era legal. Em 1989 foi proibido e esses elefantes ficaram sem utilidade. Foi ai que descobriram um novo jeito de ganhar dinheiro com eles, com o turismo. Infelizmente a lei não os preteje, já que elefantes domesticados são considerados animais comerciais e o dono tem o direito de fazer o que quiser com ele.

IMG_0648

Elephant Nature Park

Já estava certa de que não ia ir a nenhum desses lugares, quando em Chiang Mai descobri o Elephant Nature Park. Um lugar que promete ser diferente dos outros.
Lá não tem animais fazendo palhaçadas, pinturas, jogando futebol e também não é permito passear em cima do elefante.

Passeio de elefante

Hora do banho

É mais caro que os outros, mas olha, valeu muito a pena, vou fazer um post mais detalhado sobre o lugar, mas saiba que foi muito legal. Dava pra ver que aqueles animais estavam felizes e não estavam sendo maltratados.

Espero que o post tenha te ajudado, e peço a todos que pensem melhor antes de sair por ai fazendo todo tipo de atividade com animais só porque todo mundo faz. Nessa viagem pelo sudeste da ásia vi de tudo, show com jacarés, tigres, elefantes e por ai vai, e o que não faltava era gente pra financiar. Vamos ser turistas / viajantes mais conscientes!

Olá, criei o blog para compartilhar experiências de viagem, atualmente estou viajando pelo sudeste da ásia e tento postar tudo aqui no blog pra vocês. Espero que meus relatos e dicas te ajudem e inspirem a viajar também!

7 comentários sobre “Os Passeios de Elefante da Tailândia

  1. Nivia

    Devemos sempre pensar em um turismo mais sustentável, em apoiar instituições sérias e não dar dinheiro e audiência para picaretas exploradores de animais. Belo post!

  2. Mariana Yusim

    Oi, Amanda!
    Vou para a Tailândia no ano que vem, em Abril, e uma das minhas preocupações é justamente com os elefantes. Uma prima minha foi ao Elefant Nature Park e recomendou muito e acho que também vou para lá. 🙂 Vou ficar de olho aqui para quando sair o seu post.
    Um Beijo,
    Mari Yusim

  3. Aline

    Seu Post ajudou bastante a não nos enganarmos com o comercio dos Elefantes. em diversos blogs vi diferentes locais e parques de Elefantes e com preços variados. Porem sempre devemos desconfiar do muito barato. Agora posso visitar os Elefantes com a consciência mais tranquilas no Elephant Nature Park

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *